domingo, 27 de janeiro de 2008

"Touch and Play" Rubik Cube

Acho sensacional quando a tão em voga 'acessibilidade universal' atinge mares nunca dantes navegados, como o caso do célebre passatempo Cubo Mágico.


A idéia de Zhiliang Chen levaria fácil um prêmio se eu promovesse algum. O conceito não poderia ser mais simples: um cubo mágico para cegos.

Cada face a ser desembaralhada é feita de um material diferente, com sua textura própria - madeira (quente), metal (frio), borracha (macio), plástico (rígido), pedra (bruto) e tecido (quente e macio). Desta forma, os portadores de necessidades visuais especiais tem as suas especiais necessidades supridas.

A idéia é louvável por si só - mas não parou por aí. Obviamente, tudo é enxergado por quem enxerga, e é aí que este desenho consegue ser pleno. Poderia simplesmente ser inteiro em plástico com símbolos braile nas faces, como outros tanto objetos feitos para este público deliberadamente sem uma proposta estética, já que cego não enxerga mesmo. Porém, quem cego não for ainda assim encontra algo interessante - e bonito - de se interagir.

Para Chen, o Primeiro Lugar Virtual do Prêmio Imaginário de Design Quantas Boas Idéias?

Via Yanko Design.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Cadeira Inversa

Desenhada por Luís Porém...... para balançar ou sentar com firmeza.
E tem em várias outras opções de materiais bem legais.
Firmeza??

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Melhor idéia dos últimos tempos

Daí um cara resolveu criar a Design Police.
Assim como os célebres fashion police, prontos a banir das ruas os bandidos da moda (tipo quem usa blusa do hard rock café), agora todos podemos nos tornar agentes da moral e bons costumes e combater a escória do design de nossas ruas.
Sim, é nosso direito sonhar com um mundo melhor, em que nossos filhos não precisem conviver com Comic Sans e aspas desnecessárias.

A proposta é simples. Você entra no site, baixa o kit com 5 pranchas, imprime as etiquetas e sai colando por aí. Provavelmente os que eu mais usaria seriam "Helvetica foi uma escolha não-criativa", "não use clip art!" e "Microsoft Word não é uma ferramanta de design".


Via maybe maven.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Trappa av TAF Arkitektkontor, ou algo parecido

Para começar 2008 com o pé.... esquerdo!

É a escada Trappa (?), tirada de um site em língua não identificada cujo conteúdo foi, portanto, sumariamente atropelado.

Contudo, pelas fotos pode-se presumir a sua essência. Trata-se de uma repaginada da famosa escada de meio-pé, inventada pelo mundialmente injustiçado Santos Dumont, para economizar espaço em sua casa em Petrópolis. Uma diferença salta aos olhos: na escada do inventor do avião (sim crianças; Dumont, e não os irmãos Wright, inventou-o, certo? Repita isso 100 vezes na lousa) o primeiro degrau forçadamente seria o do pé direito, consequência de suas diversas superstições.

Outro ponto positivo é o uso extensivo da madeira como material de revestimento dos degraus; um visu descolado e tudo e tal.

Boa idéia para locais com problemas de espaço e usuários sem problemas de labirintite.