segunda-feira, 24 de março de 2008

domingo, 23 de março de 2008

Uma Cortina Inteligente

O que eu mais gosto no design é a capacidade de transformar objetos cotidianos e que já possuem um modus operandi solidificado em algo melhor, ou, ao menos, que nos force um olhar diferente sob o dito cujo.
É o caso glorioso do design de Florian Kräutli. Após montar um padrão geométrico sobre o tecido, os nós receberam magnetos e as linhas, uma armação (metálica, creio eu). Desta forma, fica fácil moldar nela qualquer forma desejada e graduar com praticidade o percentual de luz natural adentrando no ambiente.
E mais, além de escultórica, mexer nessa cortina deve ser uma coisa bem divertida. Do tipo "e aí, vamos hoje na casa do Pedro jogar Nintendo Wii e brincar com a cortina nova dele?".

sexta-feira, 14 de março de 2008

Deep Love of Coffee

Um bom presente pro dia dos namorados, que no nosso subdesenvolvido caso, ainda está por vir neste ano de 2008.
Canecas de "melhor namorado(a) do mundo", ou uma daquelas superfofas com a foto do casal naquela viagem da CVC para o Chile ou no Jardim Botânico de Curitiba, todo mundo tem. Mas quem quiser inovar com uma idéia ultra simples e inteligente, preste atenção na caneca Deep Love of Coffee, de Sunman Kwon. Conforme o líquido é sorvido, uma imagem surge. =)

Faço apenas uma ressalva, como todo bom canhoto e defensor das causas canhotas. Caso o cara não tenha se preocupado em desenhar uma caneca com a asa diametralmente oposta à essa da foto da divulgação, todos os sinistros que se utilizarem desse objeto não verão um belo coração, e sim, uma visão dificilmente romântica de, vamos falar francamente, uma bunda.


Via Yanko Design (e quem quiser conferir a minha suave bronca ao designer, deve encontrar meu nome no meio dos comentários).

domingo, 9 de março de 2008

Campanha anti-drogas da Mackenzie, São Paulo

Preocupada com o volume considerável de alunos seus (i.e. classe média) que fazem uso de algum tipo de entorpecente, a Universidade Presbiteriana Mackenzie encomendou à agência Publicis uma campanha de conscientização ao uso de drogas, pois os estudantes são o futuro da nação, blábláblá, whiskas sachet. Poderia ser mais uma campanha como essas cotidianas, mas o apelo e impacto visual são memoráveis e, talvez, são do tipo que possa surtir algum efeito.

Primeiro, eles criaram uma capa para lixeiras que sugere aos usuários de drogas que eles têm lixo na cabeça. Foto: Simone Harnik/G1

E depois, esse banner colocado no chão e baseado na 3d Art (aliás, outra idéia que a Catherine me enviou) concretiza o "fim da linha", destino final de quem embarca num trem chamado narcótico. Foto: Divulgação Publicis.
O melhor nessa foto é o tiozinho andando pela beirada, "por via das dúvidas".

via Portal G1

sexta-feira, 7 de março de 2008

Running the Numbers - A arte de Chris Jordan

Fantástica série de fotografias pretensiosamente critícas ao estilo de vida norte-americano (e de muitos outros lugares também) ligado ao consumo desenfreado e às práticas pouco saudáveis.
As imagens geradas constróem graficamente os números amedrontadores desta nação. Mas chega de verbo e vamos direto às aclamadas:



Imagem feita a partir de 125.000 notas de cem dólares ($12,5 milhões, portanto) - a quantidade gasta a cada hora na Guerra do Iraque.

Réplica de Tarde de domingo na ilha La Grand Jatte, de Georges Seurat, com 106.000 latas de alumínio (número utilizado a cada 30 segundos nos E.U.A.). Grande sacada, visto que Seurat foi o impressionista que mais se aprofundou na técnica do pontilhismo.


170.000 pilhas descartáveis Energizer, proporcional à produção industrial de cada 15 minutos desta marca. Detalhe para o nuance cromático que gera o texto, apenas girando a pilha da área esbranquiçada para a área mais escura.



Imagem com nove milhões de blocos infantis de alfabeto - número igual ao de crianças sem seguro de saúde nos E.U.A. em 2007.



Feita com 32.000 bonecas Barbie, a imagem representa as cirurgias de aumento de mama - de mesmo número - realizadas mensalmente nos Estados Unidos em 2006.

Confira o site do cara as outras obras desta série, que derrubou meu queixo em algum lugar da minha sala. Já já encontro ele.


UPDATE

Essas minhas montagens toscas em corel realmente deixaram a desejar. Não deixe mesmo de entrar no site do cara para vê-las em tamanhos razoáveis.

terça-feira, 4 de março de 2008

Campanha anti-tabagismo da Nova Zelândia

"Mortes ligadas ao terrorismo desde 2001: 11.337
Mortes ligadas ao fumo desde 2001: 30.000.000"

Campanha da agência DDB para a entidade neozelandesa ASH (action on smoking and health).

sábado, 1 de março de 2008

Shift

Shift é um jogo em flash que se passa num mundo binariamente preto-e-branco cujo herói lembra um modulor. E é justamente esse contraste que mexe com o lado direito do cérebro, já que quando não te restarem mais opções de ação, aperte shift e o fundo vira figura e a figura, fundo.
Um jogo perfeito para os arquitetos, já que dá pra zerar em dez minutos (tempo disponível para descanso em uma noitada de projeto).