terça-feira, 25 de dezembro de 2007

E um feliz 2008!

Pessoal, um comunicado. Tive a boa idéia de passar um reveillon abroad e estou embarcando para Buenos Aires.
Quero dizer aqui/agora que em 2007 tive a felicidade de montar este blog que, sem grandes ambições, deu muito certo. Consegui, na medida do possível, botar online muita coisa que me agradou. Nesse mundo de noticiários repletos de catástrofes e clima de pessimismo geral, acho que fiz uma centelha para atrair um outro lado da história, que pode ser muito mais de-bem-com-a-vida.
Então é isso. Acho que esse blog entra de férias coletivas (100% da equipe vai viajar!), voltando às suas atividades normais logo logo, em algumas duas semanas.
Obrigado a todos que me acompanharam até aqui, e continuem de olho que logo vem novidade!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Presépio da Alessi e Feliz Natal!

Presépio de cerâmica da Alessi, uma boa idéia natalina!

Faz muito tempo que aqui em casa não montamos aquele pinheiro empoeirado com o respectivo presépio de gesso sob suas folhas de plástico - e não seria essa a situação com o Objeto de Desejo aí da foto.
O desenho de Giacon Massimo para o estúdio Alessi traz novo fôlego para estes clássicos vernaculares, cuja expressão gráfica e volumétrica tradicional cansa conforme a idade avança, creio eu. Em outros termos, essa outra cara me empolga a novamente montá-lo para celebrar o aniversário do menino Jesus.

Alessi é uma empresa italiana famosa por seus designs inovadores, alegres e criativos. Por suas mãos já passaram grandes baluartes do design contemporâneo, como a Juicy Salif, de Philippe Starck, e a Chaleira com o bico em formato de pássaro [tradução livre], de Michael Graves.


Juicy Salif e Kettle with a Bird shaped Whistle

Não possui um número fixo de cabeças criativas, chamando designers e arquitetos para criarem alguns produtos. Por ela já passaram Zaha Hadid, Gehry, Foster, MVRDV... e por aí vai.

E um próspero ano novo, com muitas boas idéias aqui e aí!

domingo, 23 de dezembro de 2007

Cadeira #1.2 de Yuichiro Nichizawa


Essa peça é daquelas que não parecem nem um pouco funcionais e confortáveis, mas nas quais se consegue reconhecer um valor conceitual forte. A cadeira é constituída de duas peças idênticas e facilmente montável e desmontável quando não for necessária.
Ok, interessante. Mas quem é que precisa de mobiliário flexível (situação de quem mora em lugares pouco espaçosos), sendo que pode pagar $600 em um móvel bem pouco confortável? - eu imagino uma lordosinha de presente para quem gastar mais de 10 minutos ali.
"Mas objetos deste tipo não são feitos para serem usados como qualquer um das Casas Bahia, e sim para serem apreciados" - diria o designer entusiasta. Concordo que existam móveis assim, mas nesses casos o objeto deveria ousar mais, em um conceito que não seja paradoxal como este. O paradoxo surge pela dicotomia do flexível versus o não-funcional.
Só não inauguro um outro blog - "quantas más idéias" - para esse daí por se apoiar em conceitos sustentáveis - madeira certificada, emissão zero de formaldeídos (?) e envernizamento à base de água - refletidos poeticamente em sua plástica, reconheço, tocante.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Play, Live and Create: campanha da IKEA


Play, Live e Create [clique para tamanho maior]. Sacou? Eu só me dei conta quando reparei na escada caracol extremamente pequena, portas abrindo para lados sem sentido e corredores inúteis. Mas quando caiu a ficha, tudo se "encaixou".
A IKEA é um gigante das redes de lojas de departamento do setor doméstico. Uma espécie de Tok&Stok das gringas, com produtos geralmente bem legais. Vale a pena vasculhar o site deles.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Senedd, em Gales

O Senedd (Senado, em galês) é o novo prédio da Assembléia Nacional de Gales.
O projeto nem é tão recente, pois já está funcionando desde março de 2006 e já estampou algumas AUs e afins por aí, mas só agora descobri o seu interior impressionante. No sentido mais literal da palavra.
Foi desenhado pelo britânico Richard Rogers, que até já embolsou um título de Lord da rainha pelo seu trabalho. Título merecido.
O ponto focal do trabalho com o forro apresentado é a "chaminé" no centro do edifício. É ao seu redor que a população se reúne para assistir aos debates, ao mesmo tempo em que funciona sugando o ar quente de cima da cabeça dos ilustres. Seria bom para esfriar o ânimo destes caras aqui...
A obra atrasou 3 anos para ser entregue e custou quase 5 vezes o orçamento inicial, totalizando 67 milhões de libras. E quer saber? Foda-se. Valeu a pena o sofrimento. Afinal, para uma arquitetura de qualidade não existe manual e no meio da ousadia sempre surgem imprevistos. Passada a tempestade, fica a bonança para sempre ali.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

"Tecno"Matrioska

Sabe as Matrioskas? Aquelas bonequinhas originárias do leste europeu de vários tamanhos e que se encaixam uma dentro da outra?
Elas ganharam uma releitura contemporânea criativa e ao mesmo tempo, didática. O tamanho representa diretamente o aumento da capacidade de cada um dos múltiplos do Bit.

O Matryoshkus Set, do sensacional escritório de design Art Lebedev, encaixa seis "bonecas": Bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte e terabyte.
Via Pan-dan.

Aquafresh "Floss'n'Cap"

Uma ótima idéia! Pasta de dente e fio dental na mesma embalagem!
É a otimização do espaço nas respectivas mochilas.
Aqui está o link.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Novo layout do Blog

Ok, ele não está pronto - mesmo. Ainda imagino grandes mudanças aqui, mas meus conhecimentos pré-cambrianos em html ainda não me permitiram concretizar todas as minhas idéias. O que, sucintamente, quer dizer que eu por enquanto apenas adicionei uma imagem-título ao blog.
Ela é de autoria própria, mas não posso levar todos os louros do desenho. Ele foi criado tendo como base as comic strips ultra-fofas do site Kawaii Not, da americana Meghan Murphy.

As tiras são todas ótimas. Meghan possui um senso de humor muito afiado, transformando seus desenhos essencialmente infantis em tiras ácidas e geniais. Atualmente seu site possui 137 tirinhas - todas tão sensacionais que eu li rapidinho...


Para o site da moça, basta clicar no nominho em azul ali em cima. Espero que a essa altura do campeonato, todos saibam que azul means link. Certo?

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Architecture in Helsinki - Do the Whirlwind

Essa banda é uma das mais interessantes dos últimos tempos, e o clip idem. O visual de videogame dos anos 90 lembra o "Move your Feet", de Junior Senior.
Vale conferir............ apesar do final trágico.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Casa de cachorro Architectura

O presente ideal para o seu cachorro modernista-intimamente-ligado-ao-vernáculo norte-americano!
A casinha, inspirada nas linhas do mestre Frank Lloyd Wright, promete conforto e funcionalismo ao bichano em questão.
Para quem ainda está no vácuo cerebral, explico. Frank Lloyd, ou só Frank para os que já se sentem íntimos do cara, foi um dos maiores arquitetos de todos os tempos e estabeleceu novos paradigmas na arquitetura moderna. Um dos baluartes de seu trabalho é a Fallingwater (ou Casa da Cascata, para os mesmos arquitetos supracitados), na foto abaixo.
O que eu não esperava descobrir é que mesmo Frank já havia desenhado algo semelhante. Para o projeto da Residência Berger, em San Anselmo, Califórnia, eis a surpresa:
Via Dreamdogsart, e à venda no Pre-fab-pets.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Porta-papel-toalha da WWF

Muito mais eficaz e inteligente do que "Duas folhas são o suficiente para secar as suas mãos".

Campanha da WWF, idealizada pela agência dinamarquesa Saatchi & Saatchi.

sábado, 10 de novembro de 2007

Interactive Table (mesa interativa), de Droog Design

E Inflatable Animals (animais infláveis), de Designersblock

Memory Stick de Lego

Um update pra quem curtiu aquele Flash Drive USB de Lego que eu postei alguns dias atrás.
O blog Lego Flash Drive (um nome deveras intuitivo) ensina a fazer o seu próprio, a partir daquele Lego que você nunca mais mexeu (uhum).

Certamente fica meio creyço, mas antes isso do que nada. Certo?

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Arte baseada em Spams

Uma ótima sacada de Lizzie Hunter para criticar os tempos modernos. Ou homenageá-los, não sei.
Só sei que uma dos ícones destes tempos de febre cibernética são os Spams: aquelas mensagens chatas que todo mundo recebe por email ofecerendo produtos e serviços dos mais variados, dos comuns aos bizarros.

Nada mais simpático, portanto, do que transformar estas desagradáveis mensagens em arte.
Parece que alguns destes desenhos serão vendidos na forma de cartões postais.
Oi Mãe! Aqui em Paris tá tudo ótimo, beijos!
E no verso: Daqui pra frente seus peitos pequenos não serão mais o motivo da sua vergonha!

Mais boas idéias no Flickr da moça.

I Love NY?

Think Again.
Se você tem uma clássica camiseta "I Love NY" que está jogada nas catacumbas do seu armário, eis aqui uma boa idéia de James and Joe para ser revoltadinho e ao mesmo tempo homenagear sua progenitora.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A Última Ceia em detalhes

Uma boa idéia: apreciar A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, com um zoom que alcança um nível de detalhe surpreendente ( na imagem, um fragmento de 3,7 cm da ponta do dedo de Cristo). Fascinante.

Além de uma brincadeira divertida, como ficar dando zoom in e zoom out nos cantinhos do quadro, no pão ou no nariz do Judas, é uma ferramenta de utilidade gigantesca para os estudantes de arte, visto que na internet só se encontram imagens com baixa resolução. E, sendo Da Vinci o Da Vinci (não, não errei, fui enfático), a genialidade de sua pincelada só consegue ser integralmente apreciada de perto.
Os criadores deste projeto, que certamente reconhecem essa importância (e levaram o assunto a sério), também disponibilizam ao cybermundo Vita di Cristo, de Gaudenzio Ferrari, Gloria di Sant´Ignazio, de Andrea Pozzo e uma fotografia da Cupola di Novara.
Clique no título para visitar a página.

Óculos Incognito

Uma boa idéia da sexshop alemã Beate Uhse para agradar os seus clientes mais discretos: quem comprar qualquer produto na loja ganha esse óculos razoavelmente pudico para retornar à rua sem ser reconhecido.

Só faltou a voz de pato.

domingo, 28 de outubro de 2007

Memory sticks

Existem muitos - muitos - por aí. A cada site que eu abro, tropeço com 3 pen drives diferentes, legais e que eu levaria pra casa (ou não....). A seguir, alguns deles:
Pen-Drive de Kombi - ele pisca os faróis enquanto transfere dados. Disponível em vermelho e verde, juntamente com os Fuscas azul ou cor-de-rosa. O único inconveniente são os esprimidos 256 MB. À venda aqui.

Lembra dos anos 80/90, quando gravadores de cd eram ficção científica, que um regalo muito bem quisto era uma fita cassete gravada com as músicas da estação? (Quem lembra do Coca-Cola Summer Hits sabe muito bem do que estou falando...) Além de presentear seus amigos com a última dos titãs a criançada fazia toda uma arte na capinha da fita... pois é. Em tempos de mp3 esta sutileza se perdeu - mas não mais para quem possui um Mix Tape USB. Tudo está ali: a caixinha, o espaço para rabiscar e as dedicatórias. À venda no Suck UK, for good old times sake.

Imortalizado pelos vídeos no Youtube e emoticons no msn, o Domo-Kun, este personagem japonês em formato de televisão ganhou seu próprio memory stick, assim como os personagens do Happy Tree Friends. À venda no site da Mimoco, que está cheio de opções criativas.


Finger Folder, a pasta de bolso para seus arquivos. A capa amarela, claro, está pronta para receber o nome de seu conteúdo, assim como naquelas pastas de escritório. Design do escritório russo Art Lebedev.
Lego Flash Drive! Cada bloquinho desses tem capacidade de 2 GB, e sim, eles são encaixáveis. O que quer dizer que se voce tem arquivos secretos demais, pode escondê-lo no meio daquele balde antigo de Lego! Ninguém jamais desconfiará....
À venda no ZipZip.



Heart Ware, um Pen-Drive-pingente.
Separe a metade metal polido da metade cristal Swarovsky e pronto: 1 GB à sua disposição.

Via Objetos de Desejo e Digital Drops.

Silver Pills for Sparkly Poo

Certamente esta é a idéia mais escatológica até o momento, e se duvidar, de todos os tempos...
Nojento, sim; porém com a sua dose de finesse até para os momentos mais "introspectivos" do nosso dia-a-dia.

Os comprimidos com flocos de prata (que atravessam intactas o sistema digestivo humano) prometem deixar o seu cocô purpurinado pelas 24 horas conseguintes.

O nome do desajustado é Tobias Wong, e o seu site tem várias idéias boas...

E este post fica em aberto até ser inventada uma pílula com aroma.

sábado, 27 de outubro de 2007

Curitiba, Rua Amintas de Barros


Pichador: Assassino do português.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

sábado, 20 de outubro de 2007

O Blog das Aspas Desnecessárias

Indico este blog the "blog" of "unnecessary" quotation marks para dar "algumas" boas risadas. A "proposta" é captar placas, avisos e "tudo" mais onde as aspas foram utilizadas de maneira "inconveniente".
Nas terras de acá temos uma proposta similar, o livro "O Brasil das Placas", de José Eduardo Camargo. Tem até um pequeno teaser no Youtube.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Idéias Geniais e Rápidas

Fuçando mais no Kancept, achei várias outras idéias simples e sensacionais.
Tais como:

Clip
Clip é o primo rico, estiloso e metropolitano do prendedor de roupa. Possui um fecho duplo (nas duas pontas pode ser preso algo) e foi desenhado por Paul Sandip sem vincos, para não deixar marcas inconvenientes nas roupas.... além de bonitinho. Me dá.


Melzin!!
O famoso melzinho de Poços de Caldas parece que está mais famoso do que eu imaginava (pelo menos pelo nome dado ao produto). A idéia de Armando Fontes foi agrupar diversas tiras de melzinho em plásticos de cores diferentes em torno de uma luminária. O resultado: um "lustre" inusitado e interativo (sim, com tanto melzinho dando sopa no final da festa ele já estaria no mico. Ou nem no final, acho que em minutos ele já estaria depenado.)

Transparent Toaster A torradeira transparente desenhada por Osman Can Ozcanli, de Chicago, permite acompanhar a tostada do pão, evitando que ele fique muito branco ou muito preto. Não sei como o funciona na condução do calor nesse vidro (se algum engenheiro de materiais ler isto, por favor dê o seu parecer), mas espero que funcione bem. Pelo menos como utensílio doméstico, certamente é uma ótima peça de design.


Mini-lambreta Wowww


Desenhada por Dilayla Dilayla para ocupar um mínimo espaço, essa mini-mini-moto de uso pessoal evita todo o tráfego caótico das grandes cidades, pois ocupa praticamente o mesmo espaço que uma pessoa. Além de não ter chave própria, pois pode ser usada como chaveirinho na sua própria chave de casa.

Tá. Essa última parte eu aloprei. Mas que parece um bibelôzinho, parece.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Fita "Everything is O.K."

O post de hoje possui uma certa ambiguidade sutil, mais facilmente interpretável pelos que acompanham este blog desde sua gênese.

Em primeiro lugar, se trata de mais uma boa idéia: a fita zebrada com os dizeres de que "está tudo bem" pode acalmar os mais ansiosos, visto que normalmente estas fitinhas fazem imaginar que uma tragédia se sucedeu no local. Tranquilizante, ela dá a entender que a situação está sob controle, como no caso da foto: a cena estava isolada apenas para proteger os participantes de uma guerra de travesseiro que ocorreria em instantes no local. Não me pergunte como nem porquê, só sei que foi este o caso.

Em segundo lugar, ele existe para dizer que sim, está tudo bem comigo também. A algumas semanas sem atualizar o blog, creio ter deixado alguns fãs desapontados. (o cara já se acha celebridade). Explico: minha placa de rede queimou, por isso não pude atualizar. Raios e trovões. Finalmente, quando tudo estava consertado, parti para o Uruguai em uma viagem de dez dias, da qual apenas retornei agora, quando retomei as rédeas deste blog. Capisce?

Em tempo: a origem de "O.K." é controversa. Alguns dizem ser a abreviação de "all correct", enquanto outros afirmam ter se originado em tempos de guerra, quando os mensageiros estampavam uma bandeira com a sigla "O.K." em alusão a "0 killed" (zero mortos), constituindo legitimamente portanto, um caso em que está tudo ok... Vai saber.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A máquina de dobrar camisetas

Eis uma solução facílima [e economicamente viável a todos] para ajudar nos afazeres domésticos. Ter de dobrar as camisetas não é tão maçante quanto aspirar a casa, confesso, mas enquanto aquele robozinho aspirador que ainda custa uma fortuna e fuça pela casa sozinho
não estiver popularizado, o meu preferido no quesito "Dona-de-casa" vai continuar sendo esse aparelho de papelão e fita crepe.
Detalhe para a musiquinha à la Mario Bros.

sábado, 15 de setembro de 2007

'Espelho, espelho meu' contemporâneo


Nada de dar maçãs envenenadas às inocentes moças. O século XXI permite o exercício do egocentrismo de uma maneira mais saudável e benéfica.

Seria bastante motivador acordar diariamente descabelado e com a cara amassada e ler:

"Oh how beautiful you are! You're charming. You look gorgeous! It's fantastic. You are infinitely attractive! I think that you are fabulous, just fabulous! You are absolutely delectable. Your hair is really stunning, it sparkles with life! I love the way that you do your hair, that silken head of curls and waves is glorious......"

À venda no GNR8, site muito bacana que eu já indiquei aqui...... acho.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Good Idea / Bad Ideas - Animaniacs

Boa idéia: rever os vídeos desse segmento dos Animaniacs, estão lembrados?

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Pente Musical

Sabe quando você dedilha o seu pente e escuta um barulho de hastes balançando?
"Joie de Winter", de Surrey, no Reino Unido, teve uma idéia muito interessante quando pensou nesse momento como sendo um pouco mais musical.

O princípio é o mesmo daquele Xilofone com garrafas com níveis diferentes de água; cada uma acionada produz um som diferente. Cada um dos dentes do pente, que possuem comprimentos diferentes, faria um barulho diferente, que segundo a autora do projeto, seria escutado mesmo quando esfrega-o nos cabelos. Já que afinal essa é a principal função do pente. Ou não.

Ps: "Joie de Winter" é o nick da indivídua que desenhou esse objeto. Ela o postou seu neste fórum virtual chamado Kancept, uma espécie de "como ou não como" do design. É simples: você entra, posta a sua invenção e os visitantes dizem se compram ou não compram. Simples.
Ela não pôs o seu nome no site e muito menos falou em que ocasião foi elaborado, o que torna a sua industrialização e comercialização altamente improvável.

Ps 2: A música desse vídeo de Xilofone com garrafas é bem mais legal.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Pra quem gosta de sacudir - Parte 2

Coincidência ou não, essa semana bati o olho em mais algumas quinquilharias relacionadas ao movimento.
Mais uma cadeira de balanço a figurar aqui no blog, agora num modelo um pouco mais "sou alienígena e vou comer o seu cérebro". Atente para a luminária no topo da "antena"! Design de Mathias Koehler


Rede de casal La Beanock, desenhada por Tracie Herrtage. É o casamento entre uma rede (expandida para os padrões convencionais) e um beanbag gigante (beanbag é uma técnica com a qual tradicionalmente se faz bichos de pelúcia, muito comum nos Estados Unidos. O processo consiste em rechear um saco de tecido com algum tipo de polímero em bolinhas, num resultado adorável para se ficar brincando e apertando; vicia mais ou menos como estourar plástico bolha. Uau, esse parênteses ficou imenso).



E pra finalizar, um objeto que não tem lá muito a ver com o assunto do dia 'movimento', mas assim que o vi pus na fila imediata para publicação.
O trinco em formato de cumprimento é uma maneira simpática de abrir portas, mesmo as da sua própria casa... apesar de, sob outra ótica, ser kinda creepy. Me lembra o Coisa da Família Addams.
Mesmo assim, salvas à Naomi Thellier de Poncheville.